Pragas Urbanas
Baratas
Barata nome comum de qualquer uma das 3.500 espécies conhecidas de insetos achatados de forma ovalada e geralmente noturnos, entre os quais estão incluídas algumas pragas domésticas. São capazes de comer uma infinidade de substâncias, graças à variedade de bactérias e protozoários que proliferam em seu digestivo. Reproduzem-se com rapidez e geralmente provocam nojo. Classificação científica: formam a ordem Blattaria (ou Blattodea). Doenças: Hepatite, Alergias, Diarréias, Tifo e Hanseníase.
Formiga
Formiga, nome comum dos membros de uma família de insetos sociais, ou seja, que vivem em colônias organizadas. Na maioria das espécies, os machos conservam as asas durante toda a vida e as fêmeas somente até o acasalamento. Algumas fêmeas sem asas, chamadas operárias, costumam ser estéreis.
Doenças: Transportam Fungos e Bactérias, Choque anafilático e Diarreias.
Cupim ou Térmita
Cupim ou Térmita, nome comum de um grande número de insetos sociais que podem destruir estruturas de madeira, como móveis e edifícios. São relativamente primitivos. Possuem a cintura grossa e o corpo mole, sofrem metamorfose completa. Desenvolveram um sistema de comportamento social quase tão complexo como o das formigas, as abelhas sociais e as vespas. Cada colônia é composta por diversos indivíduos com diferenças morfológicas, que vivem juntos formando castas com diferentes funções Os ninhos dos cupins, chamados cupinzeiros, variam em sua forma. Os de algumas espécies tropicais são enormes estruturas em forma de montículo, que muitas vezes alcançam os 6 metros de altura. Classificação científica: formam a ordem Isoptera.
Cupim Subterrâneo
Os cupins são insetos conhecidos por nós pelo hábito de se alimentarem preferencialmente de celulose, atacando por esta razão papéis, livros, estruturas de madeira, ou qualquer outro material derivado deste composto (polímero). Os cupins existem na Terra há muito mais tempo que o próprio homem, sendo que restos fossilizados deste insetos já foram encontrados em formações geológicas datadas de 55 milhões de anos. Durante todo este período, os cupins têm desempenhado um papel fundamental no meio ambiente, na decomposição de matéria orgânico ao solo, contribuindo para a incorporação de nutrientes e fertilidade do solo. O cupim subterrâneo, por sua vez, faz o ninho no solo, geralmente próximo a uma fonte de umidade ou alimento. Desta maneira, o cupim subterrâneo, sai do ninho em busca de alimento para sobreviver.
Pulga
A pulga é um parasita hematófago comum. Não possui asas, mas seu corpo plano desliza entre os pêlos do corpo de seus hóspedes. Com somente 3 mm de comprimento, a Pulex irritans pode saltar até 33 cm, auxiliada por suas poderosas patas. Esta capacidade tem sido empregada em circos de pulgas, nos quais se realizam alguns truques, como puxar pequenas carruagens. No entanto, a pulga pode ser perigosa, pois eventualmente transmite doenças. Os ovos e as pupas são “impermeáveis” à inseticidas, cuja ação se restringe às larvas e aos adultos da pulga. Assim, o controle desta praga deve ser feito tanto através de medidas preventivas quanto curativas.
Doenças: Peste e Tifo.
Aranha
Aranha, nome comum de aproximadamente 34.000 espécies de artrópodes que possuem oito patas e apêndices na cabeça chamados quelíceras, alimentados por glândulas de veneno. Como outras espécies de aracnídeos, são terrestres, embora algumas estejam adaptadas à vida em água doce. Geralmente são carnívoras e se alimentam somente de presas vivas. A picadura de algumas espécies grandes pode ser dolorosa, mas a maioria não possui as quelíceras suficientemente grandes para atravessar a pele. Somente algumas são perigosas para o ser humano, entre estas está a viúva-negra, porém raramente sua picadura é fatal. Geralmente o macho tece uma pequena teia onde deposita o esperma que em seguida é transferido para o órgão copulador. Uma vez que o esperma é internalizado pela fêmea, esta pode armazená-lo durante um longo período. Classificação científica: ordem Araneae, classe Arachnida.
Mosca
A Mosca doméstica, nome comum de uma mosca peluda que vive nas imediações das casas dos seres humanos. Eventualmente carrega em suas patas, microorganismos que causam doenças como a febre tifóide, o cólera e a disenteria e pode contaminar os alimentos. Classificação científica: família Muscidae, espécie Musca domestica.
Mosquito
Há diversos grupos de mosquitos nos quais as fêmeas possuem um aparelho bucal adaptado para picar e sugar sangue. Muitas doenças podem ser transmitidas dessa forma. Classificação científica: formam a família Culicidae da ordem Diptera. As espécies cujas fêmeas possuem o aparelho bucal picador-sugador pertencem a subfamília Culicinae. Doenças: Dengue, Febre Amarela e Malária.
Rato
Rato, nome comum de certas espécies de roedores com dentes muito poderosos, que se distribuem por todo o mundo. O corpo é coberto por um pêlo cinzento, grosso e rígido; a cauda é longa e o focinho, pontiagudo. Caracterizam-se por serem animais muito prolíficos. Há duas espécies em quase todo o mundo: o rato-cinza, também chamado rato-pardo ou de esgoto, e o rato-negro, ou campestre.
Doenças: Leptospirose, Peste Bubônica, Tifo e Hantavirose.
Pombo
Os pombos são aves comuns em quase todas as cidades brasileiras e em todos os meses do ano. Considerados como símbolo da paz e alimentados por milhares de pessoas, poucos sabem do perigo à saúde pública que estes animais significam. Suas fezes podem conter fungos e outros microrganismos causadores de doenças graves como a criptococose, psitacose e salmonelose. Desta forma,as fezes devem ser umedecidas antes de serem retiradas, para evitar a inalação de esporos de fungos e outras formas causadoras de doenças.